sábado, 21 de novembro de 2015

'The Choice is Ours' Parts I & II / 'A Escolha é Nossa', documentário



'The Choice is Ours' (2015), uma série de filmes com 3 partes, explora diversos aspetos da nossa sociedade que, apesar de ser tecnicamente avançada, revela valores e comportamentos que não o são... A possibilidade de um futuro otimista para o nosso planeta apresenta-se assim em contraste gritante com os nossos dilemas sociais, económicos e ambientais atuais.


'The Choice is Ours', Parte I - fornece uma introdução e visão geral das condições culturais e ambientais que são insustentáveis para uma civilização mundial sustentável. Esta parte do filme explora as determinantes do comportamento para dissipar o mito da "natureza humana", enquanto demonstra como o ambiente molda o comportamento. A ciência do comportamento é um ingrediente importante na nossa cultura, mas apresenta-se em falta.

'The Choice is Ours', Parte II - questiona os valores, comportamentos e consequências das nossas estruturas sociais e, ilustra como o nosso sistema monetário global é obsoleto e cada vez mais insuficiente para atender às necessidades da maioria das pessoas. Uma consideração crítica dos sectores bancário, de Mídias e sistemas de justiça penal revela estas instituições pelo aquilo que realmente são: ferramentas de controlo social gerido pela elite política e económica estabelecida. Se mantivermos o presente curso, os ciclos de crime que já nos são familiares, os ‘booms’ económicos, a guerra e mais destruição ambiental são inevitáveis.


Parte III (2016) explica os métodos e o potencial da ciência. Propõe soluções que podemos aplicar atualmente para eliminar o uso de fontes de energia não renováveis. Descreve-se a visão do Projeto Venus para construir um mundo inteiramente novo a partir do zero, um "redesenho da cultura", onde todos desfrutam de um alto padrão de vida, livre de servidão e dívida, além de proteger o meio ambiente. 

A parte IV explica como não é apenas a arquitetura e a estrutura social que estão em necessidade desesperada de mudança, mas os nossos valores que foram transmitidos desde há séculos atrás. Eles também precisam ser atualizados para a nossa era tecnológica, que tem o potencial de eliminar as nossas sociedades movidas à escassez de hoje. Os nossos problemas são principalmente feitos por nós mesmos, mas ainda podemos mudar as coisas antes do ponto sem retorno. Não é tarde demais para uma visão otimista sobre as possibilidades fantásticas que estão diante de nós.



.
.
Artigos relacionados:

 

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

'The Economics of Happinness', documentário



A globalização económica levou a uma enorme expansão na escala e poder dos grandes negócios e serviços bancários. E, também piorou quase todos os problemas que enfrentamos: o fundamentalismo e o conflito étnico; o caos climático e a extinção de espécies; a instabilidade financeira e o desemprego. Existem custos pessoais também. Para a maioria das pessoas, viver neste planeta está a tornar-se cada vez mais stressante. Nós temos cada vez menos tempo para os amigos e a família e enfrentamos pressões crescentes no trabalho.

'The Economics of Happiness' é um documentário de 2011 que descreve um mundo em movimento simultaneamente em duas direções opostas. Por um lado, o governo e as grandes empresas continuam a promover a globalização e a consolidação do poder corporativo. E por outro lado, por todo o mundo as pessoas estão resistindo a essas políticas, exigindo uma re-regulamentação do comércio e das finanças e, longe das antigas instituições de poder, elas estão começando a forjar um futuro muito diferente. Algumas comunidades estão-se unindo para reconstruir economias à escala humana e ecológicas, com base num novo paradigma - uma economia de localização.

Ouvimos um coro de vozes de seis continentes, incluindo Samdhong Rinpoche, primeiro-ministro do governo do Tibete no exílio, Vandana Shiva, Bill McKibben, David Korten e Zac Goldsmith. Eles dizem-nos que a mudança climática e o pico do petróleo dão-nos pouca escolha: precisamos de 'localizar' (o oposto de globalizar) para trazer a economia para casa. A boa notícia é que, à medida que avançamos nesta direção, vamos começar não só a curar a terra, como também a restaurar a nossa própria sensação de bem-estar. 'The Economics of Happiness' restaura a nossa fé na humanidade e desafia-nos a acreditar que é possível construir um mundo melhor.

.
.
Artigos relacionados:


'Those who seek the Truth run the risk of finding it.'

  We haven't been able to post here, so we moved to Telegram:  https://t.me/oDespertarDoSer Não temos conseguido postar aqui, por isso m...