sábado, 24 de novembro de 2012

A Educação Proibida - Documentário





Foi uma estreia mundial no dia 13 de Agosto de 2012, o filme 'A Educação Proibida' -  um documentário que questiona  a lógica da educação moderna e propõe uma reflexão social sobre a base que sustenta a Escola, promovendo o desenvolvimento de uma educação integral centrada no amor, respeito, liberdade e aprendizagem.


Sinopse – A escola completou mais de 200 anos de existência e é considerada a principal forma de acesso à educação. Hoje em dia, a escola e a educação são um conceito amplamente discutidos em fóruns académicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaço da sociedade civil. Desde a sua origem, a instituição escolar é caraterizada pela estrutura e práticas que hoje são consideradas obsoletas e anacrónicas. O formato atual escolar não acompanha as necessidades do Século XXI. A sua principal falha é a forma como está desenhada, pois não considera a natureza da aprendizagem, liberdade de escolha e a importância que têm o amor e os vínculos humanos no desenvolvimento individual e coletivo.

A partir destas reflexões surgem críticas, ano após ano, propostas e práticas que pensaram e pensam a educação de uma forma diferente. 'A Educação Proibida' é um filme documentário que propõe recuperar alguns fatos importantes, explorar as ideias e observar experiências inovadoras, que atreve mudar as estruturas do modelo tradicional da Escola.

Mais de 90 entrevistas com educadores, académicos, profissionais, autores, mães, pais; tudo isto em 8 países da América Latina passando por 45 experiências educativas não convencionais; mais de 25.000 seguidores nas redes sociais antes de sua estreia e um total de 704 co-produtores que participaram no seu financiamento coletivo, 'A Educação Proibida' tornou-se um fenómeno único. Um projeto totalmente independente de magnitude sem precedentes, o que revela a necessidade latente de crescimento e surgimento de novas formas de educação.


Sem comentários:

Enviar um comentário

'Those who seek the Truth run the risk of finding it.'

  We haven't been able to post here, so we moved to Telegram:  https://t.me/oDespertarDoSer Não temos conseguido postar aqui, por isso m...